Mas pensa num negócio difícil, frustrante e ilusório. E mesmo assim a melhor coisa do mundo.
A coisa é o seguinte.
Eu escrevi um livro. Inicialmente se chamava Simple Math, mas por questão de aportuguesamento "fail", acabei chamando de "Platônico". Mandei registrar e tudo mais, como manda o figurino.
Eis que eu decido mandar pra algumas editoras, só as que aceitam o trabalho por email mesmo, sem mandar pelo correio, porque fica MUITO caro. E quero ressaltar esse fato, pois é de extrema importância: não mandei pelo correio POR FALTA DE DINHEIRO.
Uma das editoras que mandei, a Novo Século, na verdade pede um formulário com o resumo da obra. Se eles gostarem, mandam um email pedindo o livro todo.
A grande questão é: quem raios espera uma resposta de editora GRANDE em 3 dias?
Eu esperava a primeira resposta em 4 meses, no mínimo, vindo de uma editora qualquer sem nome, cordialmente negando o livro "pois não estamos optando por este tipo de publicação no momento" (lê-se APRENDE A ESCREVER, BEIJOS).
Enfim, a Novo Século mandou um email 3 dias depois de eu mandar o formulário, dizendo que o formulário havia sido aceito e pedindo que eu enviasse a obra completa para análise.
Daí sim, pensei eu, 4 meses esperando e aposto que nem resposta vou ter.
2 FUCKING DIAS DEPOIS a editora manda um novo email dizendo que o livro FOI ACEITO PARA PUBLICAÇÃO.
Lindo, maravilhoso, nirvana total, certo?
Mais ou menos.
Apesar de ser uma editora grande (e a tiragem inicial para novos autores relativamente alta deriva disso), a Novo Século precisa se garantir que não está investindo num grande fracasso, e não tem como prevenir isso. Com uma tiragem inicial de 1500 exemplares, é regra que o autor compre 500 desses exemplares para vender por conta própria. É uma forma de, mesmo que não venda nada, pelo menos ela não arcou com isso sozinha.
Qual é o preço desses 500 exemplares?
Digamos que se eu tivesse esse dinheiro, não estaria andando de ônibus ou a pé.
E isso não é o fim!!
Eis que hoje abro meu email e vejo que outra editora aceitou meu formulário. Dessa vez uma editora pequena, sem grandes publicações, mas que eu não teria que pagar nada pela primeira tiragem (!!!) de uns 300 livros.
E agora, José?
Reunião com o editor marcada para terça-feira.
E o vestibular?
Nossa, estou BENZI preocupada com isso =P
Huahauahaauaha, to no mesmo barco... e com a mesma editora.
ResponderExcluirE aí, o que decidiu?
To pagando e o livro sai em Julho. UHasuahs
ExcluirOlá...
ResponderExcluirCaso você não tenha contrato de publicação, é melhor uma editora pequena pois ela não manda na sua obra e não vai te cobrar para publicar nada. Você escreve bem. Não desista.
Julien De Lucca! Um dos meus autores brasileiros favoritos! Que honra enorme!
ExcluirJá assinei contrato há um tempo, o livro já está pra sair. Já tem capa e tudo mais. Acabei optando pela Novo Século mesmo. O selo "Novos Talentos" é bem legal pra quem está começando, e gostei bastante do tratamento deles. Tive que pagar, sim, mas não me arrependo. Tudo está valendo a pena! Espero que os próximos livros sejam mais fáceis de sair (já tem um engatilhado haha).
Fiquei realmente surpresa ao te ver aqui! Sou fã de Ahmnat!